top of page

DOS BRIGUENTOS DE ESCAMAS AOS GIGANTES DE COURO

Atualizado: 7 de out. de 2024

Se você deseja viver uma experiência completa de pesca, o lugar é o rio Teles Pires.

rio teles pires mato grosso

No tópico anterior, conhecemos um pouco da história do rio e seu trajeto até a região de Apiacás, na divisa com o Pará, onde habitam diversas espécies de peixes esportivos.


Confira neste tópico:


Esse trecho de divisa se tornou, nos últimos 20 anos, um dos principais destinos para pescadores esportivos, consagrando-se como um verdadeiro paraíso da pesca. O sucesso não é apenas pela diversidade das espécies, mas também pela abundância e o grande porte dos peixes.


Devido a essa crescente demanda, várias pousadas surgiram para oferecer serviços especializados em pesca esportiva, consolidando o pesque e solte como um atrativo turístico de destaque.


Pousadas como Thaymaçu, São Benedito, Mantega e Portal da Amazônia, foram pioneiras e tiveram um papel fundamental na construção da cultura empreendedora local, algo que também se reflete no atendimento profissional.


Tucunaré
Tucunaré amarelo - rio Teles Pires

O rio Teles Pires e seus afluentes é considerado um dos melhores rios do mundo para a prática da pesca esportiva, e não é por acaso. Pesquisas indicam que o estoque de peixes esportivos nesse trecho de divisa, incluindo seus afluentes, soma mais de 15 espécies. Entre elas, podemos destacar o tambaqui, cachorra, matrinxã, trairão e, claro, o tucunaré, que é um dos principais responsáveis por atrair turistas de pesca para a região.


OS BRIGUENTOS DE ESCAMAS


Tucunaré pinima
O tucunaré pinima é muito comum na região

Encontrado a montante da corredeira do Rasteira, em lagos ou lagoas próximas, o tucunaré é um peixe explosivo. Ele ataca a isca com muita força, e, assim que é fisgado, proporciona brigas intensas com os pescadores.





peixe Tambaqui
Tambaqui fisgado no rio Teles Pires

Outra espécie que chama bastante atenção é o tambaqui. Conhecido por sua mordida poderosa, ele se alimenta de cascas de frutas e sementes duras, o que lhe dá força nas mandíbulas. O tambaqui prefere ficar próximo às vegetações frutíferas, onde se alimenta por longos períodos.


Na região, ele costuma ser fisgado entre março e abril, sendo registros fora desse período raros, mas não impossíveis.



Cachorra pescaria
Peixe Cachorra, muito fisgado nesta região

AA cachorra é uma espécie que habita áreas de água rápida, como corredeiras ou margens profundas do rio Teles Pires, tornando possível fisgá-la em qualquer época do ano. Embora não seja resistente a brigas longas, seus ataques são repletos de emoção.






peixe matrinxã
Matrinxã capturado em afluente do rio Teles Pires

Já o matrinxã é encontrado próximo às margens do rio Santa Rosa, um afluente do Teles Pires. Sua temporada vai de março a abril, durante a cheia, quando esse peixe tem acesso a uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal. Rápido e arisco, o matrinxã tende a se debater muito fora d’água, facilitando sua identificação.





Equipamento Fly
O Fly fishing é uma modalidade que vem sendo introduzida na região

Além da tradicional pesca de arremesso, muito praticada pelos turistas, essas espécies briguentas também despertam grande interesse na modalidade de Fly Fishing, ou pesca com mosca.


O Fly Fishing é uma técnica que utiliza iscas artificiais, arremessadas apenas com o auxílio da linha, que "dança" no ar e carrega a isca. Essa modalidade exige equipamentos específicos, como varas, carretilhas e linhas mais espessas e pesadas do que as convencionais.


Quer aprender mais sobre o Fly Fishing? No site da Flypesca você encontrará um conteúdo de ouro sobre essa técnica.



A MORADA DOS GIGANTES DE COURO


Jaú
Jaú fisgado no rio Teles Pires

O título fala por si só e foi criado pelos próprios turistas, impressionados com o grande porte dos peixes encontrados nesta região, como o Jaú. Considerado um dos maiores bagres da América do Sul, o Jaú possui um valor esportivo elevado, proporcionando combates que tiram o fôlego até dos pescadores mais experientes.


Pescaria no rio Teles Pires
Jaú fisgado em junho de 2023 - rio Teles Pires

Para enfrentar monstros como esses, o período mais recomendado é de novembro até março, antes da estiagem, quando o rio está acima da caixa. O site do Teles Pires Lodge, por exemplo, mantém um registro atualizado das pescarias, com fotos, datas, turmas e, além disso, informações detalhadas sobre o desempenho das pescarias por espécie.


Fiz um levantamento das capturas de jaús em 2023 e os números foram impressionantes: mais de 2.500 jaús foram fisgados. Só no mês de junho, foram registrados 512 bagres.

Isso é ainda mais surpreendente quando levamos em conta o período da cheia, propício para a pesca de peixes de couro.

Pescaria no rio Teles Pires 2024
Jaú fisgado em junho de 2024 no rio Teles Pires

Cada pousada tem sua maneira de mostrar o potencial da pesca na região, mas o Teles Pires Lodge tem mantido essa prática de registro há mais de 20 anos. Interessante, não é? Vale a pena conferir por você mesmo no site do Teles Pires Lodge. E vale lembrar: todas as espécies são capturadas e soltas, mantendo o equilíbrio do ecossistema.




Pescador esportivo
Piraíba, o tubarão do rio Teles Pires

Outro gigante de couro que figura entre os troféus mais desejados pelos pescadores é o Piraíba, também conhecido como filhote. Essa espécie pode chegar a impressionantes 3 metros de comprimento, sendo considerada a maior de sua categoria, competindo diretamente com o Jaú.

O Piraíba é um peixe de profundidade, habitando saídas de corredeiras, poços e remansos no rio Teles Pires.


Pescaria no rio Teles Pires 2024
Piraíba fisgado no rio Teles Pires

Forte e resistente, ele não se entrega facilmente, proporcionando uma batalha intensa e demorada, que pode durar minutos ou até horas, devido à sua força e disposição.


De acordo com um levantamento realizado pelo SEBRAE em conjunto com a Usina São Manoel em 2015, a pesca de Piraíbas de porte similar aos capturados no rio Teles Pires só é registrada em outro grande rio, o Araguaia, no estado de Goiás.

A temporada de pesca do Piraíba neste trecho do rio vai de janeiro a julho, embora as chances de capturá-lo nos meses de outubro e novembro também sejam consideráveis.


Pesca de Caparari no rio Teles Pires

Outro peixe nativo do rio Teles Pires é o Caparari, da família dos peixes-gato. Com uma cabeça chata e moderadamente estreita, ele pode ser confundido com o Cachara, especialmente por pescadores menos experientes. A melhor época para capturar o Caparari vai de novembro até abril, quando ele é mais ativo.


Embora o rio Teles Pires e seus afluentes sejam extremamente piscosos durante todo o ano, esses exemplos mostram não só a diversidade das espécies, mas também que é possível obter bons resultados em qualquer época. Isso nos leva ao próximo ponto, que merece um esclarecimento mais detalhado.


A PIRACEMA EM MATO GROSSO?


É importante destacar que o período de piracema nos rios de Mato Grosso ocorre de outubro à fevereiro, conforme decisão do Conselho Estadual de Pesca (CEPESCA) para 2023

No entanto, nos rios que fazem divisa com outros estados, a Lei nº 9.074 de dezembro de 2008, em seu artigo 2º, permite a prática do pesque e solte durante todo o ano. Isso se aplica também ao rio Teles Pires, em seu trecho de divisa com o Pará, onde várias pousadas oferecem essa modalidade de pesca.


Já teve a sorte de fisgar um dos 'briguentos de escamas' ou um 'gigante de couro' no rio Teles Pires? Comente abaixo qual foi a sua captura mais memorável e como foi a batalha para tirá-lo da água!


ENTÃO, BORA PESCAR?


No próximo tópico dou dicas importantes de como chegar e onde hospedar:


Comentários


bottom of page